Bonecas Sagradas

“Criar figuras humanas dotadas de movimento (animadas)  é um costume antiqüíssimo, possivelmente relacionado em suas origens a sentimentos  e rituais religiosos; a partir dessa origem sagrada, os costume se desdobrou ao longo da história e das culturas humanas com diferentes formas e funções, de caráter lúdico, expressivo e de comunicação ou informação.”

É provavél que as bonecas existam desde os tempos das cavernas, embora nunca se encontrou bonecas pré-históricas, talvez por conta dos materiais não duráveis pelos quais eram feitas.

Os museus do mundo inteiro transbordam de ídolos  imagens de barro, Madeira e metais.As imagens  dos períodos paleolítico e neolítico são bonecas. As galerias de arte estão repletas de bonecas. Na arte moderna, as múmias envoltas em gaze, em tamanho natural, de Segal, são bonecas.  Bonecas típicas de cada etnia abarrotam as lojas de souvenirs nas estações ferroviárias e nos postos de abastecimento das principais rodovias interestaduais. Entre os reis, as bonecas costumam ser dadas desde o passado remoto como sinais de simpatia. Nas igrejas rústicas pelo mundo inteiro há bonecas-santas. As bonecas-santas não só  são limpas com regularidade e vestidas em trajes feitos à mão, mas também são “levadas a passear”para que possam observar as condições dos campos e das pessoas e, portanto, interceder os céus em defesa dos seres humanos.

As primeiras estatuetas de barro podem ter sido feitas pelo Homo Sapiens há 40 mil anos na África e na Ásia, com propósitos ritualísticos. No Museu de História Natural de Viena, na Áustria, encontra-se uma das mais antigas figuras humanas conhecida, a Vênus de Willendorf (25 mil-20 mil a.c), uma pequena estatueta de formas arredondadas .

Cristiane Richter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s