Brinquedos atuais

Brinquedos e brincadeiras foram se modificando ao longo do tempo como um resultado da transformação das necessidades socioculturais. Os brinquedos atuais, visando incentivar a aquisição de competências, possuem inúmeros recursos materiais  e formas sofisticadas,  como por exemplo os brinquedos eletro-eletrônicos que acumulam inúmeras informações e estímulos. Embora as crianças de hoje continuem a  brincar,   a maioria dos  brinquedos atuais não prioriza a imaginação e a fantasia como um recurso de importante no processo do desenvolvimento infantil.

Atualmente os brinquedos parecem brincar por si só,  limitam ao que propõem oferecer, ou seja, “a prioris” bem definidos,  não ampliam e  tampouco convidam à criança para o mundo do faz-de-conta. Na era do objeto-brinquedo-mercadoria, muitos  são mal acabados e de pouca qualidade, sugerindo sua fugacidade e seu caráter substituível, outros são de materiais cada vez mais sofisticados  representando objetos de consumo que despertam na criança os sentimentos de posse e o desejo de te-los, dificultando e desmotivando o prazer do ato de brincar em si-mesmo, desconstituindo a relação  primal entre o brinquedo e o brincar.

Cristiane Richter

Anúncios

2 respostas em “Brinquedos atuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s