Olhares controlados

Ao longo da história social o conceito sobre infância foi se construindo e modificando, aderindo às novas perspectivas, organizando a sociedade, as idéias que nela circulam e assim interferindo na produção dos brinquedos como instrumentos  às crianças  direcionadas para  orientar  suas atividades.

Qualquer conhecimento que fica a serviço de um controle, que artificializa, é ruim. Então, também é preciso pensar se a criança está tendo liberdade para realizar seu próprio aprendizado ou se o adulto está muito ansioso para estar à frente neste processo.

O desenvolvimento de uma cultura que passou a valorizar os potenciais de uma criança como o futuro de uma nação, permitiram o controle da infância e desta forma o brinquedo e as orientações de como brincar são potentes instrumentos que interferem no imaginário infantil e na  sua subjetividade, pois a prioridade passou a ser a  aquisição de habilidades e competências  e o desenvolvimento da inteligência  e não o estímulo da fantasia e da imaginação.

Cristiane Richter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s