Bonecas

Brincar com bonecas, independente de sexo e idade, promove na criança benefícios maiores que a reprodução de papéis sociais. Brincar com bonecas desenvolve a atividade sensorial e a linguagem,  transmitindo à criança a vivência de seu próprio ser, aprendendo a conviver com o outro no campo da afetividade.

 A partir dos dois anos, a boneca será pretexto de inúmeras brincadeiras sensomotoras: vesti-la, despi-la, atar, abotoar suas roupas.” […] “Cedo, por volta dos três anos, a boneca irá tornar-se a companheira da criança:  esta apresenta-se frequentemente  com a boneca à sua frente, num gesto de protecção. Leva-a para todo lado, de carro, em viagem, por vezes ara a escola, dorme com ela e nunca a deixa. A boneca tornou-se realmente um ser humano. ( BANDET, 1973, p.148/149)

Assim, a boneca passa a ser uma companhia para a criança no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, participando do faz-de-conta e da simbolização, tornando-se um espelho onde a criança reflete sua identidade em construção e também a dos modelos que contribuem para construí-la.

Complementa,  Bandet ( 1973, p.145/146): “A boneca é feita à imagem do homem, o seu rosto, copia fiel do rosto humano, presta-se a todas as interrogações, a todas as confidências. Impassível e muda, não responde nunca, não aprova nem nunca contradiz e no entanto, existe. A sua vacuidade – tal como a do urso – permite tudo: atribuímos-lhe todos sentimentos e todas intenções. Cheia de humanidade, não passa de um objecto que se presta a todas fantasias da imaginação. […] se a criança se projecta nela, emprestando-lhe os seus próprios sentimentos e inquietações, tem por vezes a obrigação de a ouvir e compreender, mesmo que a boneca não fale[…]”

Cristiane Richter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s