Feliz ano do dragão!

* Foto do arquivo pessoal : Cidade Proibida – Pequim/China

O calendário chinês surgiu, segundo a tradição, por volta do ano 2637 antes de Cristo, com a introdução de cinco ciclos de 12 anos regidos por cinco elementos (água, madeira, fogo, metal, terra) e 12 animais (rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco). O ano de 2012 será regido pelo Dragão do elemento água. Seu início será no dia 23 de janeiro de 2012 e seu término se dará no dia 09 de fevereiro de 2013.

A cultura chinesa se despediu  do Ano do Coelho e começou  o Ano do Dragão, o mais esperado e temido dos 12 animais que formam seu calendário lunar, ocasião que reúne a maioria das famílias na festa mais celebrada do Oriente.

Nos dias anteriores, os chineses seguem o costume de limpar suas casas da sujeira e dos “maus espíritos” e decorá-las com enfeites alusivos ao animal que honrarão durante o ano.

Na astrologia chinesa, o Dragão é um signo poderoso que representa a vitalidade, o entusiasmo, o orgulho, a extravagância e os ideais elevados.

O dragão é o guardião dos tesouros ocultos. Representa nosso lado tenebroso, negativo e regressivo que deve ser dominado para dele tirarmos força a fim de evoluir  e atingir a verdadeira riqueza. É símbolo do poder divino, das forças da natureza, da renovação cíclica e da prosperidade, trazendo  sorte, felicidade, proteção  e esperança.

Cristiane  Richter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s