Artesanato atual

brin atuais_1 O brinquedo artesanal resistiu ao tempo,  à automação e à informática, merecendo seu valor, pois é  um modo de se expressar no mundo através  da habilidade manual. “As mãos humanas são capazes de exprimir o que  máquina  alguma poderia fazer, isto é, nossa própria identidade.”

Os brinquedos artesanais sempre terão espaço muito importante na formação social das pessoas. São insubstituíveis justamente porque são concebidos e realizados em sua totalidade por homens  e não por máquinas, no ritmo humano e  são produtos da habilidade manual, da fantasia e da capacidade criadora de cada um.

O artesanato atual também inovou-se, pois não se trata apenas de repetir brinquedos do passado mas de incorporar novidades ao seu modo de execução e em seus materiais, atualizando o artesanato com seu mais rico material,  a imaginação humana provinda de uma fonte inesgotável de energia e criatividade.

Assim o brinquedo artesanal atual  pode e deve valer-se de técnicas e de conhecimentos herdados, mas o ato criativo, produto da ação humana, não se restringe a reproduzir aquilo que já foi feito. Agrega novos conhecimentos, novas práticas, inventa novas técnicas, introduz novas formas, novos materiais e, por assim dizer, recria a própria prática artesanal, ajustando-a a outros tempos e a outras perspectivas. Serve-se da tradição manual  não para perpetuá-la ou para cristalizá-la e sim para renová-la.

Anúncios

2 respostas em “Artesanato atual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s