A origem do brinquedo

origem brinq._1Inicialmente os brinquedos se originaram do artesanato, isto é, eram feitos  manualmente, muitas vezes pelas próprias crianças, como as pipas, bolas de crina de  cavalo, bonecas de barro ou pano, ou ainda pelos  familiares da criança, de acordo com o ofício que exercia, assim o   padeiro fazia para seu filho bonecos de pão e o marceneiro fazia carrinhos de madeira, por exemplo.

É certo  que – como toda prática artesanal – a atividade de fazer brinquedo com as próprias mãos tem raízes em sociedades agrárias. Assim, quando um artesão hoje faz um brinquedo, tanto como forma de trabalho como em regime de curtição lúdica, ele o faz não só com base na sua experiência prática  individual. Além dela, há uma sabedoria acumulada da atividade artesanal, que é fruto do trabalho e do conhecimento prático,  deixado pelas gerações que nos precederam. Há portanto,  elementos de conexão  entre a atividade artesanal e o passado.

Atualmente há desde o brinquedo feito pelo artesão profissional altamente qualificado com a marca pessoal e valor de sua arte criativa,  fazendo de seu trabalho um modo de sustento e de expressão cultural, até outros feitos em escala semi-industrial designado como industrianato, isto é, uma produção manufaturada de brinquedos dominada pela uniformidade de cores e modelos, padronização de formas e materiais e repetição para atender a demanda do mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s