Artesanato, arte e criatividade!

arte_1Artesanato é o próprio trabalho manual ou a produção de um artesão (artesan + ato), é o artista que exerce uma atividade produtiva de caráter individual.

É tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas do processo,  desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

De acordo com o Cunha (2007), artesão é o indivíduo que exerce  em geral por conta própria uma arte, um ofício manual, sendo que a palavra originou-se do latim artificium, do vocábulo  artífice, que significa processo ou meio para se obter um artefato ou um objeto artístico.

O sentido de arte pode ser descrito como: “Atividade que supõe a criação de sensações ou se estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo  de prolongamento ou renovação; A capacidade criadora do artista  de expressar  ou transmitir tais sensações  ou sentimentos.”

Desta forma, o artesanato está estritamente ligado à arte e fazer arte está ligada à criatividade.  Ser criativo  é estar conectado com seu potencial,  é escutar o coração e realizar feitos que sejam inspiradores, que fazem sentido a cada um e que proporcione uma forma diferente de olhar a vida.

As crianças  com um ego ainda estruturando-se sem padrões pré-determinados, são  mais abertas ao inconsciente, às fantasia e ao imaginário, e portanto  mais criativas. Conectadas ao novo e ao inédito, estão próximas de suas verdades interiores.

“[…] quando nascemos, temos um potencial quase ilimitado de talentos. Crianças, podemos  experimentar de tudo,  da musica à matemática, da invenção de objetos  às histórias fantásticas. Tudo parece original, novinho em folha. Até os 5 anos, a criança não foi devidamente formada pela cultura….Mas  a porca torce o rabo a partir dos  7 anos ( não por acaso a idade em que grande parte das crianças ingressa na escola). A partir desse momento os destinos dos pequenos  ficam cada vez mais ligados às realidades  e opções disponíveis  em sua sociedade.”

Ser criativo significa sentir, olhar e fazer diferente, isto é, fora dos padrões pré-estabelecidos. “Quando pinto,não sei o que estou fazendo.” Declarou Pollock, certa vez.      ( 1912-1956).

De acordo com Botton (1990), estamos o tempo todo tentando ser quem não somos, pois nascemos  espontâneos, agindo conforme nossas necessidades interiores, somos ricos de fantasias e temos muitas idéias dissociadas da realidade, porém na medida em que crescemos, vamos aprendendo sobre a realidade externa, fato extremamente importante para nossa sobrevivência e convívio social, mas  na medida em que estas realidades tomam conta de nós, passam a ser cerceadoras de nossa originalidade e criatividade, pois agimos no automático e bloqueamos a possibilidade de “deixar surgir” de dentro de nós um comportamento novo, pessoal e original. “As imposições de dentro e de fora de nós mesmos vão os impedindo de liberar espontaneamente nossas fantasias e relaciona-las favoravelmente  com a realidade.” 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s